sábado, 13 de outubro de 2007

Os corajosos elogiam, os outros calam-se

Alegram-me as pessoas que elogiam, e contentam-me ainda mais aquelas que nada esperam receber em troca quando nos dirigem tais palavras. Tristemente, os sonetos às donzelas da elite da corte real ( leia-se: às mulheres) têm sido desprezados em trocas míseras ofertas de bebidas e piropos impregnados de exageros boçais desprovidos de afecto. Já não vemos poemas para meninas tímidas às janelas, nem prosas que cortam a respiração, trocámo-los por declarações práticas e carismáticas, símbolos de virilidade que de tão grande efemeridade estão cheias.
Saudosista? Não. Mas, há que confessar que saborear histórias de outros tempos contadas por pessoas antigas, para as quais o presente é, talvez, difícil de encarar e impossível de entender, abre no nosso pensamento o vazio do desconhecimento e da falta da vivência da contenção do desejo, do exaspero da criatividade amorosa e do romance arriscado.
As palavras bonitas, o reconhecimento de uma capacidade, de um trabalho, de uma característica, é hoje, uma rara excepção que, numa sociedade de crítica fácil, desejo enaltecer. Louvem-se aquelas pessoas que não deixaram de acreditar nas virtudes humanas e, que mais do que isso as conseguem reconhecer e apresentar diante dos outros. Corajosos não são os que enfrentam o perigo, são somente aqueles que reconhecendo a audácia daqueles que o enfrentaram, se degladeiam e vencem a batalha de enaltecer publicamente o talento.

3 comentários:

Nathalia disse...

BELA FRASE!...GOSTEI MESMO!...
to passando para deixar beijinhux pra ti!..
=**

Anónimo disse...

bem o que posso dizer...... bom texto.... gostei..... e fica sabendo que tens feito um bom trabalho junto dos adolescentes e jovens... conheço-te à pouco tempo mas ve-se que tens ainda muito para dar (secalhar sou muito nova para ter dito o que disse mas tenho olhs na cara e é o que me parece) e claro NÃO VIVES SEM NÓS TU ADORAS-NOS =D e claro tambem NÓS NÃO VIVES SEM OS TI E OS TEUS BELOS DISCURSOS cheios de "palavrõe", "palavrões" esses que só existem num dicionário antigo... :D


beijinho******
Ana Santos

Sophie disse...

Gostei muito deste texto!

beijinho