quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Um amigo que importa conhecer

Escreveram-me assim:

“O quê que aquela mãe deve estar a sentir? O quê que o nosso Deus anda a fazer? A próxima vez que falares com ele diz-lhe que cada vez me desilude mais… “
Acho que me apeteceu responder “a mim também”, mas não é verdade. Ele tem sido maravilhoso e fiel, até gracioso nas minhas falhas e loucuras.
Quando nós impedimos que Deus entre na nossa vida, quando queremos resolver tudo pela força do nosso braço e pela lógica da nossa razão, bloqueamos aquilo que Ele nos quer dar. Não aceitamos o seu interceder em nosso favor. E ele não poderia mesmo assim fazer? Podia. Mas um Deus de responsabilização. Um Deus de liberdade deixa-te escolher o teu destino, mesmo que durante o percurso te vá dando oportunidades para O deixares entrar, para O deixares moldar a tua vida. Para não seres mais tu, mas Ele em ti.
Tenho falado com Ele e conforme vou conhecendo o seu coração, vou entendendo, o que Ele faz e o que ele deixa acontecer e tenho visto muita da sua graça onde não há esperança, muita da sua misericórdia onde Ele é negado, toda a Sua fidelidade naqueles que O buscam. A próxima vez que falar com ele, não lhe vou dizer que me desilude, mas vou-lhe pedir que se mostre mais a quem pensa que sim. Não lhe vou pedir um sinal, mas vou confessar-lhe que é isso que quem não O conhece vai pedindo. Já conheço a resposta! Conforme nos vamos conhecendo há respostas que já sei de cor! “Tu és o sinal, vai e anuncia-me”.
Porque é que Tu nos usas? A esta Ele nunca me respondeu ou pelo menos eu não entendi. Acho que lhe  vou perguntar outra vez.

2 comentários:

Pedro Santos disse...

Excelente reflexão amigo.
O Deus que eu também conheço e de quem dependo não é o Deus que fica indiferente ao sofrimento do Homem mas sim o Deus que ama a ponto de lhe dar total liberdade para errar. Consequência: como qualquer outro pai, Deus sofre por ver o Homem tomar más decisões, sofre por ver o Homem sofrer. Como qualquer pai, Deus diz ao Homem como ele deve viver a sua vida, dando-lhe a Bíblia como o melhor manual de instruções. Se ao menos o Homem ouvisse...

Anónimo disse...

Por vezes questiono-me quem desilude quem.

A.T.