quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Os fins justificam os meios?

Alguém cometeu um crime. És um polícia competente, reconhecido, experiente na realização do teu trabalho. Tu sabes quem cometeu o crime. Tu viste quem o cometeu. Mas ele fez o mal bem feito. Não deixou provas. Apenas uma testemunha ocular. Tu.
O tribunal nunca te pareceu um sítio tão injusto. De audiência em audiência tu apenas vês as "provas" de uma inocência que não existe.
As tuas noites parecem muito mais longas do que o habitual. Não te conformas com a ineficiência e ineficácia do teu trabalho. O processo vai-se esgotando.
As decisões tomam-se em pequenos momentos, tens acesso ao cadáver. Uma amostra de sangue da vítima em casa do culpado é uma prova a que o juiz não consegue ficar imune. Foi necessária não mais do que uma hora para comprovar um crime e ninguém precisa de saber.
"Não se escolhe quando se diz a verdade. A verdade está para além disso"
Perde-se o rumo.
Os fins justificam os meios?
Não.

2 comentários:

Mrs. Potter disse...

Muito sinceramente acho que tens um jeito especial para a escrita. Devias ponderar em escrever algo que exigisse mais fôlego, ou seja, algo mais longo, um livro por exemplo. Acho a tua escrita excelente, simples mas mesmo muito excelente. A opinião duma simples leiga. ;)

Mário Martins disse...

Agradecido pelos elogios!
Quanto ao desafio, estou a considerá-lo!
É tentador, mas não quero frustar expectativas! Sobretudo as minhas, com uma desistência no processo.

Muito agradecido